Biografia

Ceumar   |  19.04.69    |   Itanhandu, Minas Gerais - Brasil

Minha vida sempre foi ligada à música, desde a infância em casa, às aulas de piano com minha irmã e a experiência com o Coral da cidade onde fui descobrindo o gosto por cantar. Aos 15 pedi ao meu pai que me ensinasse uns acordes no violão ( ele tocava e cantava muito bem!) e comecei a cantar no colégio com amigos, nas festas e passava noites tocando com a turma na pracinha. Aos 17 fui estudar em Belo Horizonte onde conheci uma escola incrível, Fundação de Educação Artística que me trouxe vários amigos e a experiência na noite, cantando um repertório variado e aprendendo bastante. Em 1995 me mudei para São Paulo , onde pude me dedicar a encontrar meu próprio caminho.

Aos 28 anos me tornei mãe do Tiê e este foi, certamente, o grande acontecimento da vida.

Nesta época (1997) eu comecei a criar meu primeiro álbum – Dindinha – com a parceria de Zeca Baleiro e Tata Fernandes e o disco chegou em fins de 99 /2000.

Em 2003 chegou sempreviva!, o primeiro disco com músicas minhas (eu tinha uma certa timidez para mostrá-las).

Em 2005 foi a vez de Achou! com o parceiro e amigo Dante Ozzetti. Muito especial ter feito parte deste projeto!

Em 2006 encontrei o músico holandês Ben Mendes e foi ele quem me incentivou a gravar um cd autoral. Produziu comigo Meu Nome (2009) e gravamos “ao vivo” em São Paulo, com convidados.

Neste período me enamorei e comecei a preparar minha mudança para os Países Baixos pois acreditei que seria uma boa experiência de vida e música.

Na Holanda eu trabalhei com um trio e com eles gravei outro cd “ao vivo”  - Live in Amsterdam ( 2010).

SILENCIA ( 2014) é o sexto álbum e revela momentos desta fase de reflexão e descobertas pessoais e espirituais. Também gravado “ao vivo” só que desta vez em estúdio, produzido pelo cellista francês Vincent Ségal.

Em 2016 voltei ao Brasil e desde então tenho feito shows e projetos variados, dentre eles um trio com os músicos Lui Coimbra( violoncelo, voz e violões) e Paulo Freire ( viola, voz e causos) onde homenageamos a grande dama da música Inezita Barroso . Lançamos, então, o album VIOLA PERFUMOSA ( Selo Circus) com um repertório dedicado ao universo caipira e sertanejo do Brasil.

É com imensa alegria que os convido a fazer esta viagem comigo através das histórias que abraço e onde abrigo a minha voz !

CEUMAR, julho de 2018

>> Alguns textos sobre o SILENCIA

That http://majesticpapers.com means working toward a goal of 100 percent student proficiency in math and reading and seeing more schools face penalties as they fail to make adequate yearly progress